quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


 Leituras em vai e vem

O Projecto de Promoção de Leitura em Família do PNL propõe uma interacção Jardim-de-infância família como forma de incentivar a leitura nas crianças mais pequenas.
A Biblioteca Escolar promove o  empréstimo domiciliário de livros adequados, ali existentes, para leitura em família e informa acerca da importância da leitura em voz alta feita a par entre adultos e crianças. Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo, o gosto e o ritmo próprio de cada pessoa. 
Os projectos de leitura devem rejeitar tentações de modelo único. Exigem uma atitude aberta, flexível onde caibam múltiplos percursos. Os percursos que a diversidade humana aconselha a respeitar.
 O acompanhamento da leitura em família mediante registos simples acerca das leituras realizadas pode ser feito pelos educadores, professores, pais, encarregados de educação, bibliotecários, animadores, mediadores de leitura e todos os grupos profissionais e de cidadãos que se disponham a contribuir para a promoção da leitura.
                                                      Jardim de Infância da Fonte Santa






Sem comentários:

Enviar um comentário