quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto da Biblioteca: "Da leitura à escrita"

Notícia de Jornal – Escrever para informar
Objetivo: levar os alunos a escrever uma notícia para um jornal.
Depois de analisarmos a estrutura de uma notícia, compreendemos que há regras muito importantes que devem ser respeitadas para escrever uma notícia de jornal.

Uma notícia é um relato ordenado, objetivo e claro de factos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem expressão de opiniões.
Uma notícia divide-se em três partes: título, cabeça da notícia, parágrafo-guia ou lead e corpo da notícia, desenvolvimento ou body.
I- Título
Resumo da notícia com o menor número possível de palavras. É imperativo começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia.
II- Cabeça da Notícia, Parágrafo-Guia ou LeadEste parágrafo é, normalmente, escrito com caracteres distintos e diferenciado do corpo da notícia. Começa do mais importante para o menos importante. Responde às seguintes perguntas:
1- Quem? - Afirmação mais importante da notícia, sujeito da frase, palavra-chave, palavra ou expressão com maior peso dramático
2- O quê? - Predicado (verbo) e complemento directo ou indirecto. É o acontecimento propriamente dito.
3- Onde?
4- Quando?
Destas perguntas, somente se responde se existirem respostas para elas. A ordem das perguntas pode ser:
1- Quem?
2- O quê?
3- Quando?
4- Onde?
III- Corpo da Notícia, Desenvolvimento ou BodyExpande as informações do parágrafo-guia, sempre do mais para o menos importante. Além disso, desde que haja elementos, responde às questões:
1- Como?
2- Porquê?
Uma notícia deve ser feita de forma, a que se retirarmos o último parágrafo, o conteúdo da mesma não seja praticamente afectado, ou seja, consigamos perceber a notícia.
Algumas Regras Gerais Para Fazer Notícias
1- Na execução de uma notícia, tudo se escreve sempre do mais importante para o menos importante. As afirmações colocam-se, habitualmente, antes de indicar quem as verbalizou.
2- Uma notícia escreve-se sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Eu, tu, nós, vós e vocês deverão somente serem empregues nas citações, aquando separadas com aspas.
3- Numa notícia, nunca se expressam opiniões, sentimentos, mas relata-se a notícia tal e qual como ela é. Só se devem usar os adjetivos que designam o que é evidente para todas as pessoas.
4- A linguagem deve ser simples, clara e objetiva, para que todas as pessoas a possam compreender. As palavras pouco conhecidas não devem ser empregues. As frases devem ser curtas e simples. Quando se usam siglas, é necessário dizer o que elas significam, colocando-as entre parênteses (ONU - Organização das Nações Unidas; PSP - Polícia de Segurança Pública).
6- Deve-se transmitir o máximo de informações num mínimo de palavras.
7- A linguagem deve ser atrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário