quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aos Pais e/ou Encarregados de Educação

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres
Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo
<><>
<> 
<><>





<><>
Estimados Pais,

            Este ano, um dos nossos objectivos é conseguir que os nossos alunos gostem cada vez mais de ler! Por isso, pedimos a vossa colaboração!
            Todos sabemos que ler é bom para as crianças. Estimula a imaginação, desenvolve o vocabulário e aumenta a compreensão em geral. Também é divertido. Se formos leitores assíduos nunca nos sentimos sozinhos, aprendemos uma grande quantidade de conhecimentos e viajamos pelo mundo, sem sairmos do conforto do nosso sofá. Se quiserem o melhor para as vossas crianças, temos a certeza de que os encorajarão a ler!
            Pensamos que uma maneira de prender as crianças aos livros é ler em voz alta, não só para os que estão ainda a aprender a ler, mas também para os que já sabem. É indiferente se escolherem livros de contos clássicos, os clássicos que foram os vossos favoritos ou os novos autores contemporâneos. O que importa é que se leia boa literatura! Se quiserem podem seguir as recomendações do Plano Nacional de Leitura, consultando o site Plano Nacional de Leitura.htm.
            Muitas vezes, os adultos receiam não ser expressivos na leitura de histórias. Nada de preocupações! Desde que leiam devagar e claramente, a maior parte das crianças ouvirá fascinada. Leiam somente, e as palavras farão todo o trabalho!
            Por que não começar já hoje com dez minutos de leitura? Se resultar bem – temos a certeza de que sim -, continuem no dia seguinte e no próximo… até se tornar parte das rotinas familiares!

Leituras Felizes!
O professor bibliotecário,
Adriano Aires

1 comentário: