domingo, 31 de outubro de 2010

Bebé Bigodes




Clica na imagem para veres o livro

Recriação de um conto tradicional da Mongólia, a versão editada pela OQO, Bebé Bigodes, apresenta-se sob a forma de álbum narrativo ilustrado. Girando em torno das tentativas malogradas de um casal de idosos para terem um filho, a narrativa explora a esperteza da mulher e a credulidade do marido a quem é proposto um gato como filho. Farta de aguardar pelo filho, a velha opta por adoptar um gato – daí o título do livro – e, face às questões do marido perante a estranheza do filho, arranja sempre forma de contornar a questão e explicar cabalmente as situações.

Mesmo perante a fuga do gato, o seu olhar de “mãe” vê antes a autonomia e o crescimento do filho que, rapidamente, saiu de casa. O epílogo ocorre quando, cansados de esperar alguém com quem partilhar os seus afectos, o casal decide centrar as atenções em si mesmo e não pensar mais em bebés.

Construída como um jogo, também com o auxílio das ilustrações muito expressivas e com apontamentos humorísticos, a narrativa mantém traços da sua origem oral, nomeadamente no uso das repetições e dos paralelismos.

1 comentário:

  1. eu gostei muito de ouvir esta historia bebé bigodes e gostei também de fazer o gato em cartolina... até lhe pus um nome engraçado - minie

    ResponderEliminar