segunda-feira, 22 de março de 2021

Dia Mundial da Árvore - 21 de março

>

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.
 Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
 O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
 Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono.
 As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
 Origem do Dia
 A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972. 
 Nessa mesma data, comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.
 Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-arvore/ .


Por ter ocorrido num domingo e haver dificuldade em sair das escolas devido à pandemia, os nossos alunos celebram hoje esta efeméride com a plantação de diversas espécies arbóreas nos recintos das escolas.

Plantar árvores é proteger a vida.