Dica #1: Opte por reler ou recontar as histórias favoritas da criança. Quando a criança conhece a história, tira prazer da antecipação das acções e consequências. Ao recontarem uma história favorita, as crianças dão a conhecer quais os elementos da história com significado para elas, mostram-se capazes de antecipar as acções e de conversar com os personagens.
Dica #2: Discuta com a criança um livro de histórias sem palavras. O livro escolhido deve possuir um conteúdo familiar, uma história interessante, detalhes suficientes e um número reduzido de gravuras.
Dica #3: Reconte uma breve história. Primeiro sem o livro por perto. Depois, com o livro. Verá que a criança, ao começar a ouvir a história, lhe pede o livro. E, dessa forma, vai associando a oralidade à escrita, os desenhos às palavras.
Dica #4: Construa uma história para um livro de gravuras sem palavras. Peça sempre a ajuda da criança. Não se substitua a ela.
Dica #5: Sequencie as gravuras de uma história. Se a história for do conhecimento da criança, deixe-a ser ela a sequenciar. Se não for, faça você a sequência e depois peça à criança para repetir.
Sem comentários:
Enviar um comentário